quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Papai, mamãe e cataventos

Você conhece a suástica? É aquela cruz que parece um catavento. Bonitinha até. Adoraria tê-la criado. Só que a autoria não é minha. E nem tem como saber muito bem de quem foi. Pois ela já era utilizada por budistas, hindus, astecas e uma porrada de povinhos mais antigos que Adão e Eva. Coisa de bem lá atrás mesmo! Pergunte a qualquer bom arqueólogo e ele irá confirmar. Ou vá na Wikipedia, mais fácil. Ela é um bom exemplo para ilustrar que a arte é tão antiga quanto o homem. 

É também conhecida como cruz gamada e representava um monte de coisas bacanas como felicidade e boa sorte. Tipo um trevo de quatro folhas de nossos tatatatatatatatatatatataravós (desculpa, não sei quantos “tatás” preciso escrever para chegar ao berço da civilização). A suástica desenha tão bem e significa tantas coisas boas que eu até a tatuaria no meu corpo. Se não fosse por um único porém: um rapaz chamado Adolf Hitler chegou antes de mim e a tatuou na história da humanidade. 

Por causa deste notório austríaco, a suástica hoje representa o que há de pior no ser humano. Tornou-se um símbolo abominável e evoca a grande atrocidade que foi o nazismo. Logo, não sugiro estampá-la na roupa. Sequer no corpo. E não adianta remeter à ancestralidade do cataventinho conceitual que não vai rolar, meu bem! Você pode até ter o bigodinho do genocida desenhado na sua periquita, mas a suástica pode esquecer! Melhor tatuar um asterisco e torcer para que nenhum megalomaníaco o use como logotipo no futuro. 

Pois é assim que funciona esse lance muito doido chamado cultura: símbolos e ideias são reféns de quem os propagam. E estarão à mercê das ações destes mesmos indivíduos. Logo, um desenho que outrora representava tantas coisas positivas, pode se tornar uma marca digna de condenação. Assim foi com a suástica. E assim será com a família. 

Você conhece a família? É aquela instituição tradicional que simboliza todo o amor, moral e bons costumes que a civilização tem a oferecer. Deve ser tão antiga quanto a arte e o homem. Também remete à proteção e legado. Não é incrível? Mas, de repente, você me interrompe para a pergunta que não quer calar: o que a suástica tem a ver com família? Ao que eu respondo para calar a pergunta: tem muita coisa a ver! 

Atualmente o que é a família senão um símbolo que procura evocar toda a sorte de valores sólidos e respeitáveis? Isso mesmo! Estou falando daquele monte de bonequinhos de palitinho horrorosos enfileirados lado a lado na traseira de automóveis que, além de tudo, informa o sequestrador com quantas crianças ele pode fechar negócio. Mas o que vale é a intenção do desenho, não é?

Família é um tema universal. Sempre tem alguém que coloca a família em primeiro lugar. Ou que sente saudade da família. Que deve tudo a ela. Ou, inclusive, que não se dá muito bem com a parentada e, por isso mesmo, vive arrastando corrente.

Ou pelo menos vivia.  

A família está na corda bamba. Junto com a moral e os bons costumes, ela está no paredão deste imenso reality show que é o mundo. Algumas pessoas que conseguiram chamar a atenção pelos motivos errados, tipo o serelepe Adolf, estão querendo fazer dos valores familiares uma nova tatuagem na história da humanidade. E novamente o desenho vai sair borrado.  

A patotinha fundamentalista dos Felicianos, Bolsonaros, Sônias e companhia limitada (limitada, no caso, ao seu próprio poder aquisitivo), está cagando no maiô branco do retrocesso. Um belo dia, acordaram e tiveram a brilhante ideia de anunciar que são os representantes oficiais da família. Mas, peraí? A família de quem esse pessoal representa? Além da própria, é claro. 

A família é a nova suástica. Um ícone que pretendia remeter a coisas boas até que oportunistas de plantão resolveram usá-lo para fins de campanha política. E é por isso que as próximas gerações, tal e qual filme de ficção científica, vão acabar se reproduzindo em laboratório de forma fria e sistemática. Porque, no futuro, a família será uma ideia pejorativa demais. Tipo um palavrão. Rapaz de família será o novo filho da puta! Esta será a (falta de) sorte de um símbolo sequestrado por meia dúzia de equivocados que semearam a violência e o preconceito para alcançar o poder. Tudo em nome da família. 

A boa notícia é que o futuro ainda não está escrito. Então não espere o Schwarzenegger aparecer, assim de repente, na sua sala e falar “hasta La vista, baby”. 

A cruz gamada já era. Está morta e enterrada junto com Hitler. E a família? Acredito que ainda está em tempo de resgatá-la da sarjeta. Ou vamos deixar qualquer um condenar mais um belo catavento antes que seja tarde demais? Cataventos não foram feitos para serem enterrados. Mas sim para rodarem ao sabor do vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário