sexta-feira, 14 de junho de 2013

Isso é um absurdo!

Como você reage a um absurdo?

Provavelmente você vai parar pra pensar na resposta. Até porque, primeiro, você precisa entender pra si mesmo o que considera um absurdo. E só então dar o veredito. Mas não vale a resposta ideal: “diante de um absurdo eu mostro a que vim, rodo a baiana”. Pagar de bonito na mesa do bar usando a lenda da baiana com labirintite é fácil, bebê.

Mas tranquilize-se. Não precisa dizer pra mim. Responda apenas pra si mesmo: o que você faz diante de um absurdo? Um homem vestido de mulher é um absurdo? Ou uma alpinista social dando o golpe do baú? Moradores de rua viciados em crack? A defasagem educacional brasileira? O penteado da Deborah Secco é um absurdo? Qual é o seu parâmetro?

A atendente do estabelecimento resmungou: “por causa dessa passeata fecharam o metrô. Quero ver como vou chegar em casa. Eles que badernam e sou eu que me ferro.” É interessante perceber que, mesmo sendo uma usuária confessa de transporte coletivo, ela não se sente respaldada pelos manifestantes, que protestam contra o aumento da tarifa. Absurdo, pra essa moça, não é destinar 20% do seu salário pra condução (uma projeção otimista). Absurdo é perder o capítulo da novela.

Já o parâmetro dos manifestantes é ter de pagar um absurdo pra andar de ônibus. Qualquer um com ganhos que não acompanham o ritmo da inflação concordaria. Logo, é razoável concluir que o protesto, a manifestação, a reivindicação não são absurdos. É o contra-absurdo. É uma resposta. E é inevitável, independente de sua opinião.

Abuso de poder, esse sim, é maior de todos os absurdos. Seja um pastor evangélico que dissemina o ódio em seu discurso enquanto alicia sexualmente suas fiéis. Um dirigente público que está mais preocupado com conjecturas do que resolver a vida da sociedade. Ou até mesmo um policial que desce o sarrafo num estudante, mas não rela um dedo no criminoso (porque não é bobo).

A vida, da perspectiva que eu tomei diante dela, é um absurdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário